Em nossa terceira aula, os alunos conheceram como é realizado o processo de programação através de comandos que utilizavam símbolos. Também puderam compreender o significado de termos como "função", "algoritmo" e "parâmetro". Para iniciar a aula foi exibido o vídeo Programação em Papel Quadriculado.
Posteriormente, os conteúdos foram explicados através de uma apresentação de slides, para que os alunos compreendessem como codificar e decodificar e de que maneira iriam realizar a atividade prática. Para acessar o conteúdo dessa apresentação, clique aqui.
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Apresentação sobre a Aula 03 |
Na atividade prática, os alunos formaram três grupos e receberam um kit com amostras de desenhos e um cartão de instruções de programação. Cada grupo deveria escolher uma imagem e montar uma programação para a mesma, escrevendo os algoritmos necessários para desenhá-la. Feito isso, o próximo passo seria transformar os algoritmos em símbolos, adicionando algumas funções para simplificar o programa. Por último, cada grupo trocaria suas instruções de programação para o outro grupo identificar qual foi a imagem escolhida.
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Alunos realizando a atividade prática da Aula 03 |
Os alunos se divertiram bastante com essa aula e puderam assimilar
conhecimentos básicos e necessários para o desenvolvimento das futuras
programações que eles farão nos computadores, e a importância de planejar corretamente através de um trabalho em equipe. Para compreender um pouco melhor sobre o que foi trabalhado nessa aula, acesse aqui o texto Programação em Papel Quadriculado.
Como os alunos estarão de recesso nessa semana, foi passada uma atividade para casa para ser entregue na próxima aula, quando retornarem. A atividade consiste em reproduzir em papel quadriculado a imagem abaixo, utilizando a combinação de cores que quiser (desde que sejam apenas duas). Atrás do papel, os alunos deverão escrever as instruções de programação necessárias para reproduzi-la. Até a próxima!
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