Nessa segunda aula, os alunos conheceram um pouco sobre o que é a ciência da computação e como ela pode ser útil em nosso dia a dia. Observaram também qual o papel de um cientista da computação e que é possível a lógica de programação sem a presença de um computador. Para tanto, foram exibidos os vídeos Programação por Revezamento e O que é Ciência da Computação?. Nessa postagem, estou disponibilizando uma versão dublada dos vídeos, feita por mim, para melhor acompanhamento dos alunos durante a aula.
Em um segundo momento foi explicado aos alunos que eles iriam entender como os computadores leem e armazenam dados. Para esse momento da aula, fez-se uso do Decodificador Binário e das Tiras Binárias.
![]() |
Decodificador Binário |
![]() |
Tiras Binárias |
Nessa atividade, os alunos utilizaram o código binário para codificar as letras iniciais dos seus primeiros e últimos nomes. Um exemplo: Se o nome do aluno fosse "Fulano de Tal da Silva", as letras que ele deveria codificar seriam as letras "F" e "S".
![]() |
Alunos codificando suas iniciais. |
Posteriormente, foi solicitado que cada aluno escolhesse aleatoriamente uma letra para codificar e mostrasse aos demais alunos da turma para que os mesmos tentassem adivinhar qual a letra escolhida.
![]() |
Alunos mostrando as letras escolhidas codificadas. |
Os alunos demonstraram compreender, de uma maneira simples, como um computador faz a leitura e o armazenamento de dados. No entanto, pretende-se reforçar esse aprendizado na próxima aula, na qual também será trabalhada a Programação em Papel Quadriculado. Para explorar um pouco mais sobre esse segunda aula, clique aqui e faça a leitura do texto Introdução à Arte da Ciência da Programação. Até a próxima!
Muito legal, parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirObrigada, Milene!
Excluir